Páginas

Metal Generation

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pedras Personalizadas



Durante a confecção de acessórios para um personagem, muitas vezes nos deparamos com a dificuldade de encontrar peças que sejam semelhantes ao original. Uma das peças mais difíceis de encontrar são réplicas de pedras preciosas. Seja pelo tamanho, cor ou formato, encontrar uma pedra que se adapte bem ao acessório ou roupa de um personagem normalmente é um grande desafio, e demanda horas e horas de pesquisa.

Uma solução para esse problema é confeccionar você mesmo suas pedras, usando um molde de silicone, resina e corante. Os passos a seguir podem ser aplicados a qualquer formato de pedra, desde que ela tenha uma base plana e não tenha a parte superior maior que a inferior, pois do contrário ficaria presa no molde.

MOLDE DE SILICONE

A primeira coisa a fazer é criar um modelo da pedra no formato e tamanho que precisa. Para isso pode-se usar massa epóxi ou biscuit, que são mais fáceis de encontrar.

Esse modelo foi feito com biscuit.
Cuidado com os detalhes dessa peça pois qualquer defeito que ela tiver vai
ser reproduzido na pedra final. 


Para fazer o molde de silicone você precisará de uma caixa feita em papel cartão. A caixa deve ter uma sobra de pelo menos 0,5cm dos lados e em cima, em relação ao tamanho da pedra.









Monte a caixa e cole bem as laterais com fita crepe para que o silicone não vaze.
Cole o modelo da pedra centralizado no fundo com cola branca e passe vaselina em toda a peça e na parte interna da caixa, para que o silicone não grude.
 O silicone é um material que pode ser encontrado em casas de artesanato e precisa ser misturado à um líquido endurecedor. Geralmente é utilizado para confecção de moldes de sabonete ou velas.
Despeje o silicone dentro da caixa aos poucos para não formar bolhas e tomando cuidado para não transbordar demais. Deixe endurecer por no mínimo 5 horas.
 Após o silicone endurecer retire a fita crepe e solte as lateriais.
Retire o silicone com cuidado e está pronto o seu molde.




PREPARAÇÃO DA RESINA

Agora que você já tem o molde, é hora de preparar a resina que vai formar a sua pedra final. Você pode usar resina epoxi ou poliéster cristal.
Prepare a resina com o corante na cor desejada antes de adicionar o catalisador. O corante deve ser próprio para resina e pode ser encontrado em lojas de artesanato.

Prepare a resina com o corante na cor desejada antes de adicionar o catalisador. O corante deve ser próprio para resina e pode ser encontrado em lojas de artesanato.

Prepare a resina com o corante na cor desejada antes de adicionar o catalisador. O corante deve ser próprio para resina e pode ser encontrado em lojas de artesanato.

Quando chegar ao tom que você precisa, misture o catalisador e despeje a resina no molde de silicone.

Deixe a resina endurecer (aproximadamente 2 horas dependendo do clima e da quantidade de catalisador).
Quando estiver confeccionando o molde de silicone e a pedra de resina, certifique-se de trabalhar em uma superfície plana, para que nenhum dos dois fique torto.

Depois que a resina endurecer desenforme e cole na base algum material reflexivo para dar efeito de pedra. Pode-se usar papel alumínio ou papel laminado. Depois de tudo passe uma mão de verniz incolor sobre a pedra para dar brilho.




Observações

- O silicone pode ser encontrado em várias consistências. Para moldes muito grandes é necessário um silicone mais rígido, mas pequenas pedras podem ser confeccionadas em um molde de silicone mais mole sem nenhum problema.

- A resina pode ser tingida de 2 maneiras: com pigmento e com corante.  O pigmento deixa a resina opaca, sem transparência, já o corante mantém a transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário